Umidade – Como evitar umidade em aparelhos auditivos

Umidade – Como evitar umidade em aparelhos auditivos

O problema da umidade…

Uma queixa frequente dos usuários de aparelhos auditivos é o fato de que é bastante difícil não molha-los quando tratamos de paciente que transpiram muito ou lavam muito os cabelos.

Então, escrevemos aqui algumas dicas para evitar que seus aparelhos sejam danificados pela umidade pois ainda não existe nenhum aparelho auditivo que seja 100% a prova d’agua e sim os mais resistentes à umidade.

Capas de proteção latex

Existem capas de proteção feitas de látex, de cores variadas, que são vendidas em lojas de aparelhos auditivos. Estas capas são também chamadas de “camisinhas” e protegem o aparelho não só da umidade mas também do acúmulo de poeira e do contato com outros produtos químicos. Para colocá-las no aparelho é necessária uma ferramenta especial que permite expandir o látex.

super

Capa de proteção Neoprene

O que é Neoprene?

O Neoprene é um tipo de borracha sintética desenvolvida originalmente para substituir a borracha natural. É assim chamado popularmente devido a sua composição base: policloropeno, um elastômero sintético polímero do cloropeno. Foi criado pelo laboratório norte-americano DuPont, que se baseou em pesquisas de Julius Arthur Nieuwland, professor de química da Universidade de Notre Dame.

O Neoprene foi o primeiro composto de borracha sintética produzido em massa, sendo utilizado inicialmente nas roupas de mergulho devido a sua propriedade isotérmica. Rapidamente conquistou aceitação e passou a ser usado em outros ramos da indústria. Hoje, há mais de 75 anos da sua inserção no mercado, o Neoprene vem sendo cada vez mais explorado em suas aplicações, como em roupas de surf, para isolamento térmico, em peças para indústria automobilística, em acessórios e em materiais promocionais.

A combinação única e equilibrada de propriedades é o que torna o Neoprene um material extremamente versátil, usado em milhares de aplicações e em diversos ambientes.

Veja algumas das características especiais do Neoprene:

• Alto índice de maleabilidade

• Resistência extraordinária contra flexão, torção e impactos

• Impermeável: possui células fechadas, não absorve água e seca rapidamente quando lavado

• Resistência à fungos e bactérias

• Possui propriedade anti-degenerativa (não se degenera com o passar do tempo)

• Resiste à degradação do sol, poluentes e mudanças climáticas

• Oferece proteção contra vários tipos de produtos químicos

• Resiste à temperaturas elevadas

Por isso as capinhas de Neoprene são boas alternativas para a proteção dos aparelhos auditivos pois são impermeáveis e resistem mais ao suor e agua.

img2

Dicas e alternativas

• Você pode fazer uma capa de proteção com uma bexiga. Corte a parte de baixo da bexiga e aproveite somente o “bico” da bexiga. Enrole esta parte como se fosse uma meia e coloque no aparelho. É necessário ver qual tamanho de bexiga que melhor se adapta ao tamanho do aparelho auditivo. Nunca deixe a entrada do microfone do aparelho coberta pela bexiga. Uma outra alternativa à bexiga pode ser o dedal de uma luva

Screen Shot 2017-02-21 at 12.02.28
• Você também pode utilizar um filme plástico (tipo PVC) para “embrulhar” o aparelho. Este filme plástico deve ser trocado todo dia. Não deixe a entrada do microfone do aparelho coberta pelo filme.

img3

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE …

Nenhum desses métodos dispensa o uso do desumidificador

Screen Shot 2017-02-21 at 14.36.38

Funciona através sílica gel dissecante, que é um composto sintético com grande capacidade de retirar moléculas de líquidos e gases do meio onde encontram-se e armazená-las nos seus poros. Assim ela retira a umidade do aparelho conservando-o. Essa sílica deve ser trocada a casa 3 meses ou quando houver a mudança de sua coloração. O aparelho deve ser guardado todas as noites sem a pilha nesse pote que deve ser bem vedado.

Audição, eu amo, eu cuido.